terça-feira, 24 de abril de 2012

Bragança perde no quadro Dança da Galera

Infelizmente não deu pro nosso Pará a conquista do primeiro lugar no quadro "A dança da Galera" do programa Domingão do Faustão. Eu estava em Bragança na Praça Daniel Bergue e fui pro meio da galera sentir o calor e a euforia do povo bragantinho durante a exibição da sua dança ritimada pelo calipso e adornada com ramos da palmeira do açai. Era impressionante o entusiasmo do bragantino e de todos os paraenses ali presentes. 
No Sábado 21, Dinho Oliveira dando uma força para a cidade de Bragança na disputa do quadro "Dança da Galera" do Programa Domingão do Faustão.

Confesso que me emocionei várias vezes envolvido pelos gritos, pelo calor, pela visão das milhares de mãos que se agitavam de um lado para o outro tendo consigo pequenas faixas com as cores do municipio bragantino. A felicidade era tamanha que provocava arrepios, especialmente quando no telão nos viamos em multidão gritando pelo Pará.

A tensão tambem era grande, especialmente no momento da votação. Apesar das belas moças loiras de olhos azuis, da música mais conhecida e dos muitos guarda sol ou chuva coloridos, o nosso calipso e ramos de açaiseiro tinham como aliados o entusiasmo fervoroso do povo paraense, facilmente percebido nos flashes ao vivo.

Contudo, a "tecnologia" fez a diferença no resultado. Afinal, apesar da bela apresentação do povo do Paraná que conquistou o voto do auditório do Faustão, faltou ao povo de Bragança a disposição de uma internet ágil e mais telefonia fixa para uma votação expressiva igual a obtida através das mensagens de texto.

Quando inicou a votação o paraense ganhou no que lhe era mais acessível, ou seja através das mensagens de texto via aparelho celular. Perdemos nos votos através da internet e telefone fixo, pois a grande maioria da população do Norte não dispõe destes serviços.
Quando anuciado o resultado, a sensação que tomou conta de Bragança era a mesma da perda de uma copa do mundo. E o lamento era um só: exatamente o escrito no parágrafo acima. Outra coisa que me chamou a atenção, além das significativas diferenças culturais entre as duas cidades, foi o fato de se pereceber o quanto o Brasil ainda é desconhecido pelos próprios brasileiros. Afinal, fiquei surpreso ao ver o Faustão confundir açaí com chocolate e o ator que esteve em Bragança falar que o açaí se toma com farinha de trigo ou milho. Espero que grandes nomes da cultura, do esporte, da educação e da politica paraense, que representam nosso Estado Brasil a dento e afora, se saiam melhor quando forem falar do Pará.

Um comentário:

  1. Não tinha somente pessoas loiras de olhos azuis, sou morena de olhos escuros e também participei e muitas pessoas morenas e de pele escura participaram, ontem vi as outras participações e não adianta Prudentópolis foi a dança mais bonita de todas.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!