domingo, 1 de abril de 2012

1ª Reunião da Cultura e do Esporte Luziense

Sabemos que a nova gestão municipal enfrenta problemas administrativos herdados do governo anterior que foi afastado por conta de graves erros que cometeu em sua administração e, o governo que assume deve por tal, fazer melhor que seu antecessor. O desmembramento das diretorias de cultura, esporte e lazer da secretaria municipal de educação, unindo estas diretorias em uma secretaria dirigida por pessoas comprometidas com a promoção da cultura e do esporte luziense, é uma importante iniciativa.

O debate sobre os problemas enfrentados pelos artistas e esportista luzienses, realizado com a presença de membros destes grupos falando de seus anseios, diretamente às autoridades políticas de nossa cidade, é um importante início na missão de se promover a cultura e o esporte de nossa terra luziense.

Às 19h30min da sexta-feira 30 de março, no salão paroquial, tal evento aconteceu e reuniu cerca de 100 pessoas, público formado por jovens e adultos que atenderam ao pedido do educador Dinho Oliveira, secretário de cultura, esporte e lazer. Na ocasião os líderes dos grupos artísticos e esportivos realizaram pedidos, deram sugestões e ouviram do vereador Franço e do prefeito Zaqueu palavras de comprometimento em atender aos muitos pedidos realizados.

Abaixo os pedidos realizados pelo educador Dinho Oliveira:
1- Reforma do Campo de Futebol do Bota Fogo
2- Conclusão da obra do Ginásio de Esportes
3- Aquisição de um ônibus para a secretaria de cultura, esporte e lazer conduzido por um motorista qualificado para o trato com os grupos a que se destina o transporte.
4- Cota de combustível para atender os deslocamentos do veículo a disposição da Secretaria.
5- Cota de recursos financeiros para atender de forma emergencial as quadrilhas juninas que iniciarão a construção dos seus trajes no início do mês de Abril.
6- Cota de recursos financeiros para atender as equipes esportivas
Dinho Oliveira também falou de alguns projetos que pretende realizar no comando da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
1- Criação do Calendário Cultural e Esportivo de Santa Luzia do Pará
2- Programa de Identificação, Incentivo e exposição da Cultura Luziense
(Festival do Canto Luziense).

A 1ª reunião da cultura, esporte e lazer de Santa Luzia do Pará, atendeu às expectativas de seu idealizador e mostra que a comunidade luziense está cada vez mais consciente de seus direitos e que está disposta a ir em busca de oportunidades.

A seqüência de fotos a seguir prova a eficiência da importante ação e fala um pouco mais sobre o evento.
As principais manifestações culturais e esportivas de Santa Luzia do Pará estavam presentes; as turmas do freestep, do voleibol, futebol de campo e salão, quadrilhas juninas, teatro e capoeira aproveitaram a ocasião para reclamar direitos, sugerir a realização de eventos e falar sobre os seus projetos.
O educador Dinho Oliveira, um dos grandes promotores da cultura e do esporte luziense, iniciando a importante reunião.
Os líderes dos grupos participantes realizaram pronunciamentos em defesa de seus movimentos e sugeriram o desenvolvimento de projetos. A equipe organizadora realizava anotações sobre o que ouvia.
Abaixo, alguns dos pedidos e projetos propostos:
1- As quadrilhas juninas solicitaram urgência no auxilio financeiro para a construção de seus trajes que se inicia no mês de abril e falaram de seus projetos; A Sonho de um Caipira também pediu apoio na aquisição de passaportes aos seus brincantes, pois pretende apresentar-se no exterior. A Sedução Junina do Km 48 foi convidada a apresenta-se em Capanema e a Tradição Junina segue firme rumo aos principais arraiais do Norte, especialmente os realizados na Capital Belém.
2- O casal Nôca e Naldo falaram das dificuldades que enfrentam para treinar sua equipe de futebol e mais ainda quando o assunto é participação em torneios. Pediu mais respeito aos atletas do futebol que estão sem local para a prática do esporte.
3- A conceituada Companhia de Teatro Mambembe falou sobre a sua participação na 27ª Edição do Festival de Teatro que acontece no mês de junho e sobre a sua apresentação no Teatro da Paz em Belém, que acontece em breve.
4- O Graduado Gavião falou do projeto “Capoeira na Escola”, já realizado anteriormente por ele, também sobre o Festival da Capoeira que ele realiza no mês de outubro e ainda de sua pretensão de criar o grupo Abadá Capoeira de Santa Luzia do Pará. Exibiu um projeto de incentivo à cultura e indagou sobre os valores que são destinados à cultura de Santa Luzia.
5- A construção de um Centro de Cultura e a realização do projeto “Quero dançar Freesptep” foram as propostas da equipe do freestep.
6- Todos sem exceção pediram a conclusão das obras do Ginásio de esportes e do Estádio, pois hoje não há local adequado para a prática cultural e esportiva, levando a diversidade cultural e esportiva de nossa cidade a brigar entre si pelos poucos horários disponíveis na quadra esportiva da Escola Florentina Damasceno.
O vereador Franço, que é um dos grandes nomes do atual governo realizou um pronunciamento voltado ao apoio às iniciativas vistas na reunião, justificou a ausência dos demais vereadores que ainda estavam envolvidos na avaliação e aprovação do PCCR dos profissionais da educação, e falou de um projeto de sua autoria que em breve será aprovado na Câmara Municipal, que objetiva atender muitos dos anseios das classes de artistas e esportistas luzienses.
O prefeito Salomão Zaqueu ouviu atentamente cada solicitação, realizou anotações, respondeu aos pedidos, falou das dificuldades financeiras que a administração municipal enfrenta e se mostrou entusiasmado em atender a população luziense, especialmente os muitos jovens que estavam presentes na importante reunião.
O secretário Dinho Oliveira, o vereador Franço e o prefeito Zaqueu Salomão, felizes pelo sucesso do evento, marcado pela presença das principais manifestações artísticas e esportistas de Santa Luzia do Pará.
O educador Dinho Oliveira, agora secretário de cultura, esporte e lazer de Santa Luzia do Pará, recendo os cumprimentos de alguns dos participantes do evento pelo belo feito em prol ao desenvolvimento da cultura e do esporte luziense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!