sábado, 24 de abril de 2010

Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará, Legislando e Fiscalizando para o Povo Luziense


Acompanhei a plenária realizada na Câmara Municipal luziense, ontem pela manhã e registrei um pouco de um dos maiores exercícios da função de um vereador luziense.

O orador oficial da Câmara Municipal luziense, José Valdez inicia a plenária deste dia, lendo a ata que relata o ocorrido na plenária anterior, em seguida os vereadores presentes que desejam, fazem seus questionamentos. Feito isso, encaminham seus projetos para o parecer, discussão e aprovação pela maioria dos vereadores e devidas comissões.

O Professor e Vereador Edson Farias apresentou o seu projeto de criação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal que tem como missão regulamentar e fiscalizar toda a produção alimentícia luziense, seja ela de origem natural, animal ou industrial.

O projeto foi apreciado, posto em discussão e aprovado, pois é necessário no processo de liberação do funcionamento do matadouro municipal que está sendo construído pela administração municipal luziense, além de ser uma fonte de arrecadação de tributos que serão utilizados na melhora da estrutura municipal luziense, afirma o Vereador Edson.

O Vereador Luiz Doca que votou a favor da criação do SIM, pediu ao Vereador Edson que também é o líder do governo municipal luziense, que os projetos criados pela Prefeitura sejam encaminhados com antecedência à Câmara Municipal para que sejam melhor analisados antes de sua votação.

Já o Vereador Fernando Vieira Mais uma vez cobrou também do líder do governo municipal, Vereador Edson, agilidade na conclusão da aprovação do projeto Filiciano Mendes que oferece uma bolsa auxilio aos universitários luzienses. O Vereador “Nando” fez o Vereador Edson lembrar a dureza dos tempos de universitário e o quanto é importante algum auxilio nesta difícil fase. O líder governista prometeu a agilidade pedida.
O Vereador Neguinho do Coco, inicialmente encaminhou à casa legislativa um projeto que visa a construção de um poço artesiano na Escola São José, pois segundo ele, lá falta muita água e os alunos voltam pra casa mais cedo porque a escola não pode preparar a merenda escolar.

Em seguida, pediu a utilização da tribuna e proveu um discurso voltado à atenção ao relatório da CGU - Controladoria-Geral da União que aponta dezenas de irregularidades na atual administração municipal, cobrando maiores providências por partes dos vereadores.

Falou das promessas de violências que recebe do atual secretário de obras luziense. Afirma que o secretário mentiu ao falar que gerou boletins de ocorrência policial diante do roubo de uma carregadeira e equipamentos cedidos pelo IBAMA à Prefeitura Municipal luziense, pois ele (o Neguinho) foi às delegacias de Cachoeira do Piriá e Santa Luzia do Pará e nelas não foram emitidos estes documentos.

O Vereador Neguinho do Coco afirmou ainda que em breve o prefeito municipal será chamado à casa legislativa, para prestar esclarecimento desta e de outras irregularidades em sua administração apontadas no já citado relatório da CGU. Encerrou, reclamando diante da manobra adotada pelos vereadores da base governista, que segundo ele, só aparecem todos na Câmara Municipal luziense, quando é para aprovar os projetos de seus interesses, e dificultam a aprovação dos projetos dos demais vereadores luzienses.

A plenária foi encerrada pelo presidente da casa legislativa luziense, Vereador Tião Oliveira que dirigiu as atividades legislativas do dia, aprovando o projeto do Vereador Edson que cria o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e reafirmando o cumprimento do ideal fiscalizador da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará.



Na Câmara Municipal são tomadas decisões que afetam a vida de todos nós luzienses. Conheça-a, frequente as reuniões e participe delas ao máximo possível.


As atas que relatam todo o ocorrido em uma plenária podem ser vistas por todos e a qualquer dia de funcionamento da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!