terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cultura Luziense; quem são os seus atores?

Cansado, porém muito feliz. Cheguei as 22:00h desta segunda-feira feira 18, de uma longa visita às comunidades rurais de Santa Luzia do Pará. Levei esclarecimento sobre as dificuldades que a administração municipal atravessa, ouvi pedidos diversos e, iniciei uma investigação sobre as pessoas que fazem a cultura de nossa terra querida. 

Esta ação inicia a primeira fase do projeto “Festival da Cultura Luziense”, pois nas zonas urbana e rural, identifica quem canta, quem toca, quem pinta, quem produz artesanato com plantas, tecidos, argila, quem são os artistas das artes cênicas e, quais são as suas necessidades. 

Estas informações serão apresentadas aos poderes executivo e legislativo que deverão atender as carências identificadas, através do financiamento das importâncias apontadas. Tão logo obtenha os recursos solicitados, devo retornar às comunidades visitadas levando o importante auxilio e, junto com as comunidades assistidas por esta iniciativa, marcar uma data em que todos apresentem num grande festival, a sua produção cultural. Esta é a fase final, o resultado real de quem faz a cultura de Santa Luzia do Pará, um verdadeiro festival da cultura luziense. 

Serão dois dias de mostras culturais que servirão para “elegermos a manifestação cultural que melhor representa nossa querida Santa Luzia do Pará”. Eis, meus amigos, o desafio maior da nova secretaria municipal de cultura, esporte, turismo e da juventude que está sendo criada: “Colaborar na construção da identidade cultural de Santa Luzia do Pará”. 

O que encontrei neste primeiro dia de pesquisa: 

O artesanato com bordado e pintura em tecidos, produzido pelas senhoras Lucinéia Campos e Maria Eliete, na Comunidade do Pau de Remo.

O grupo de dança folclórica da Comunidade do Pau de Remo.

Ainda na Comunidade do Pau de Remo, uma conversa proveitosa com a Senhora Marizete Oliveira, que é uma das organizadoras da Cavalgada da Família, evento que reúne as famílias da região, num agradável passeio a cavalo, finalizado com uma animada festa dançante.

Na foto a baixo, estou na Comunidade do Fuzil com familiares e amigos da jovem Francylene (à minha direita). Ela que é uma atuante líder de grupos de jovens, responsável por um grande grupo de teatro que anima os eventos festivos da igreja católica de sua comunidade e das comunidades vizinhas.

Encerrei a pesquisa por volta das 21:00h na Comunidade quilombola da Pimenteira, onde fui apresentado a uma das principais famílias da área, devendo retornar na quarta-feira 20, para ser apresentado a outras famílias que produzem um rico artesanato com argila e uma bela dança típica da região.

Neste importante trabalho de pesquisa, contei com o apoio do líder comunitário Paulo Brother, que mais uma vez mostrou ser uma liderança muito útil no atendimento das reivindicações dos moradores das Comunidades dos Pedros e dos Pereiras e comunidades vizinhas, devendo a ele meus sinceros agradecimentos. 

O restante das comunidades desta região do município de Santa Luzia será visitado ao longo desta semana e tão logo concluída, a visita continuará na região que se encontram as comunidades do Muruteua, Km 18, Estiva, Tentugal, Caeté e Transcaeté. 

Muito do que está sendo visto neste momento de pesquisa, será apresentado no festival cultural que encerrará a comemoração do próximo dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. O acontecimento será promovido pela prefeitura municipal, através de sua secretaria municipal de assistência social – SEMAS, que tem a primeira dama do município luziense Irene Sousa como secretária. 

A importante data será comemorada em praça pública inicialmente com uma importante ação social que disponibilizará à população durante o dia, um ônibus itinerante que prestará serviços médicos, dentários, exames de rotinas e preventivos, além de uma palestra com uma delegada que tratará assuntos como direitos da mulher e órgãos que prestam atendimentos especiais a ela. 

Parabéns à nossa querida secretária Irene Sousa pela brilhante ação que tem a mim como um de seus colaboradores. 

Dinho Oliveira 
Educador Social – Diretor Municipal de Cultura de Santa Luzia do Pará 
www.culturaluziense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!