sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tradição Junina; mais que uma quadrilha junina

Logomarca da quadrilha junina criada pelo educador Dinho Oliveira e apresentações vitoriosas em Belém, Quatipurú e Primavera.

A quadrilha Tradição Junina iniciou os ensaios para a temporada 2012, inicialmente na residência de seu presidente, o educador Dinho Oliveira e agora na Paróquia de Santa Luzia, na quadra de esportes quando há tempo bom, e no salão paroquial, ao meio dia, devido o sol forte ou ocasiões chuvosas.
Ensaio da sexta-feira 25 de fevereiro. Ainda no início, o grupo já reúne muitos brincantes e público. há ainda os brincantes que normalmente só se apresentam quando os ensaios já estão bem adiantados.

Os horários são; das 12:00h às 13:00h e das 17:00h às 19:00h. Os interessados devem dirigir-se ao local dos ensaios, à casa do educador Dinho Oliveira ou de seu irmão Marcos Gleyson, ou ainda através dos seus telefones; 91 9101-3800 e 91 92314159.


Os quadrilheiros veteranos ainda são maioria, há muitos brincantes novos, o grupo se fortalece a cada ensaio e cresce também no desejo de novas conquistas para Santa Luzia do Pará. O tema focado no universo junino agradou a todos e há muitos pontos positivos em favor do grupo junino luziense.


A quadrilha Tradição Junina possui coreografo e marcador próprio, que é o experiente e vitorioso Marcos Gleyson, conquistou títulos importantes como “Campeã na FUMBEL 2010 e Tracuateua em 2011”, conta com viagens garantidas para Belém, além de contar também com o natural reconhecimento nas instituições públicas e religiosas de nossa cidade, além de outros a serem citados em momentos oportunos.
Marcos Gleyson; o criador, o coreografo, o marcador, o artesão e o estilista da quadrilha Tradição Junina. Não questionamento quanto a sua importância no grupo junino luziense.


Outra característica importante da quadrilha junina luziense é o fato de estar inserida no projeto Cultura Luziense, também dirigido pelo educador Dinho Oliveira que tem como objetivo promover cidadania através da cultura e do esporte. Há quem diga que as reuniões promovidas pelo educador luziense são verdadeiras aulas de cidadania, pois o habilidoso graduando em pedagogia, nestas ocasiões, ensina importantes valores como a obediência aos pais, cuidados com a escola, o zelo para com as propriedades cedidas para os ensaios, o respeito ao próximo, além de outros.

O Educador Dinho Oliveira e a logomarca criada por ele para o seu grupo cultural.

Segundo Dinho Oliveira, nem todos os jovens assistidos por ele absorvem seus ensinamentos, mas a maioria deles sim. Alguma prova está na reconquista de alguns locais utilizados por eles no passado, tirados deles, devido “o mau comportamento” de alguns brincantes e agora, são novamente utilizados pelo grupo junino, que além de zelar por estes, contribui na realização de obras sociais e religiosas promovidas por seus proprietários.

Outra importante conquista promovida pelos ensinamentos transmitidos pelo educador luziense, percebe-se na melhora da relação entre alguns brincantes com seus pais. Dinho Oliveira afirma que muitos pais o procuram para pedir-lhe auxilio no convívio com o filho que participa de seu projeto. Depois das conversas entre o educador e o jovem em questão, geralmente em meio às danças e outros momentos de lazer, o jovem a princípio vê-se obrigado a atender os apelos do educador para não perder a participação no grupo junino e sem perceber aos poucos vai assumindo o seu papel no convívio familiar.

Ou seja, a Tradição Junina não é somente uma quadrilha junina, é também um projeto de ensino.
A residencia do educador Dinho Oliveira, nos altos do Magazine Bom Jesus, na Avanida Castelo Branco, próximo à praça matriz.

Quem gosta do bom São João é convidado a conhecer o trabalho realizado pela quadrilha Tradição Junina nos blogs luzienses, nos ensaios do grupo e na sua sede localizada na Avenida Castelo Branco N° 660C no centro de Santa Luzia do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!