terça-feira, 19 de julho de 2011

Teatro reforma escola

Semana passada, Santa Luzia do Pará foi sede do XXV Festival Estadual de Teatro. Municípios como Concórdia do Pará, Ponta de Pedras, Tomé-açú, além de outros levaram o que há de melhor nas suas artes cênicas ao importante evento.

Companhia de Teatro “Mambembe” de Santa Luzia, após a bela apresentação da Peça “Homem Objeto” muito aplaudida pelo imenso publico presente.
Para se ter uma idéia da dimensão desta “importância”, basta observar as fotos abaixo que mostram a reforma que a principal escola santaluziense está recebendo.
Há tempos a Escola Estadual Florentina Damasceno clamava por reparos e foi a vinda do Festival Estadual de Teatro que tornou possível a importante conquista.

A companhia de teatro luziense “Mambembe” sempre lutou para o acontecimento do evento em solo luziense e neste ano de 2011, Fernando Rassy, presidente da Federação Paraense de Teatro atendeu ao grupo luziense e, em parceria com o Instituto de Artes do Pará – IAP e a SEDUC-PA, trouxe à Santa Luzia a XXV edição do festival estadual de teatro e a reforma da Escola Florentina Damasceno que não tinha condições de abrigar as muitas equipes vindas de outros municípios.

A reforma continuará logo a pós a conclusão da oficina de construção de cenário dirigida pelo atuante Fernado Rassy e promovida pelo Instituto de Artes do Pará – IAP.

O IAP é o patrocinador da oficina que ensina técnicas de produção de cenários às companhias de teatro paraenses. Estas farão uso do material produzido em suas apresentações.

"- Ao inicio de tudo, quando viemos ver os locais para o acontecimento das apresentações e alojamento das equipes, vimos que a escola não oferecia condições mínimas necessárias para o alojamento das muitas equipes que viriam dos municípios que participam do evento. Então nos reunimos com o Secretário de Cultura Nilson Pinto e a reforma da escola aconteceu de forma imediata, envolvendo uma média de 60 operários, dos quais 80% é formado por mão de obra local. A quadra esportiva recebeu nova e estruturada iluminação, devida fixação de grades de proteção e reforma do alambrado, além da pintura do piso que assim como o resto da reforma, acontece imediatamente após a nossa saída das dependências da escola. A Inauguração é prevista para o fim deste mês de julho e eu espero estar aqui para vê-la acontecer". Palavras de Fernando Rassy que prova a força do Teatro, ainda carente de espaço adequado e público para o seu exercício em muitos municípios como o nosso, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!