sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caminhada pela paz em Santa Luzia do Pará

Teve início as 08:00hr de hoje, uma das maiores manifestações populares já vista em Santa Luzia do Pará. Milhares de crianças jovens e adultos lotaram as ruas de nossa cidade, reivindicando PAZ ao município luziense.
A comunidade luziense está assustada com os altos índices de violência (são assaltos e assassinatos em proporções nunca vistas na terra luziense) e compareceu em massa ao evento que reuniu uma média de cinco mil participantes.

Pe. Elias lendo o abaixo assinado com as reivindicações da população luziense
A caminhada teve início à frente da Praça da Igreja Matriz e fez paradas a frente da Prefeitura Municipal, pedindo a participação do Prefeito que foi convidado anteriormente, e pessoalmente pelo Pe. Elias mas não compareceu quando chamado.
Em seguida cada vez mais numerosa, a multidão avançou pelas ruas rumo ao Prédio da Delegacia de Polícia em busca do Dr. Marcos, o novo Delegado da Polícia Civil de Santa Luzia do Pará. Ele ainda não havia chegado ao prédio, mas compareceu na próxima parada feita pela multidão, frente à Câmara Municipal.
O Dr. Marcos falou sobre o trabalho que já realiza em nosso município, mostrando disposição para a resolução do problema. Apontou falta de estrutura policial em muitos municípios paraenses e da precária e desanimadora condição de trabalho que ele dispõe em Santa Luzia do Pará. Afirma que a condição do prédio da Delegacia Municipal de Santa Luzia do Pará é a pior que ele já teve contato, mas afirma também que ainda assim, muito em breve a população luziense será surpreendida pela divulgação do resultado de um trabalho já desenvolvido por ele em nosso município.
Pediu com muita clareza a colaboração dos pais luziense na fiscalização do comportamento de seus filhos. Falou que freqüentemente vê jovens pelas ruas em altas horas da noite, muitos deles freqüentando locais impróprios para sua faixa etária.
Finalizou sua fala pedindo atenção à população luziense, quanto a qualquer comportamento estranho na rotina de nossas casas e comércios; “-Estranhem se verem um comércio fechado em horas que normalmente estaria aberto, pode está acontecendo naquele momento um assalto!”. Afirmou também que qualquer cidadão pode prender um criminoso em “flagrante delito”, imobilizá-lo e levá-lo a delegacia mais próxima.


Frente à Câmara Municipal a multidão foi recebida pelo seu Presidente, o Vereador Tião Oliveira que parabenizou a população e ao Pe. Elias pela manifestação, ressaltando-a como importante meio de conquista. Finalizou seu discurso pondo-se a disposição juntamente com os demais vereadores luzienses.
A multidão também ouviu o Vereador Edson Farias que reforçou o pedido do Delegado Marcos, pedindo a atenção dos pais na fiscalização do comportamento de seus filhos. Em seguida ouviu ao vereador Neguinho do Coco que a tempos vem clamando por diversas melhorias ao povo luziense, especialmente à sua segurança pública.
Também falou a Vereadora Socorro Saldanha apoiando a numerosa manifestação luziense, e a Vereadora Lucia machado que falou da importância da Igreja na vida das pessoas e pediu a ampliação da manifestação luziense, tornado-se uma ação presente nos municípios visinhos ao nosso, onde a violência também é grande.
Os vereadores também ouviram da população, através do Pe. Elias um pedido para honrarem a função legislativa a qual lhes foi conferida pelo povo, fazendo-se presente nas reuniões cada vez menos freqüentadas por eles. “ - O salário que os senhores recebem é para trabalharem pelo povo, então façam assim!”
Veja o vídeo com parte do discurso

A numerosa manifestação teve fim em seu local de inicio, por volta das 11:00hr com o discurso dos comerciantes representados pelo Marcos Leal, que desabafou sobre o seu descontentamento com o tratamento que recebeu da policia militar luziense; prenderam um meliante, capturado pelo Marcos Leal e alguns de seus amigos em "fragrante delito" no momento em que arrombava o seu estabelecimento comercial, e simplesmente o soltaram no dia seguinte ao que foi preso.


Inconformado ele se dirigiu ao fórum onde foi melhor atendido pelo competente Juiz que atende a comarca de Santa Luzia do Pará e que orienta a todos que viverem a mesma situação, a também procurá-lo.
O professor Carlos Blandt falou em nome dos professores e pediu aos pais que cumpram o papel de “família” e cuidem melhor da vida escolar de seus filhos para que eles não se tornem os criminosos do futuro. Pedido reforçado pelo Pe. Elias que encerrou a manifestação agradecendo, rezando com todos um emocionado Pai-Nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!