terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

41 º Festival de São Brás da Comunidade do Jacarécura

O final de semana 1 e 2 de fevereiro de 2014 marcou o acontecimento do 41 º Festival de São Brás da Comunidade do Jacarécuara, área de propriedade de famílias remanescentes dos quilombolas da região luziense.
A Prefeitura Municipal, na gestão Adamor Aires e Robson Federal, através de suas secretarias, prestou todo o apoio possível, na realização do importante evento do calendário cultural da terra luziense: Manutenção da estrada e ruas, também da iluminação pública, registro e divulgação do evento, além de apoio financeiro.
Alem de mim, Dinho Oliveira, Diretor Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, tambem estiveram presentes, o Chefe de Gabinete Tião Oliveira, os amigos Cardoso, Adilson e muitos outros que foram também prestigiar o evento folclórico da terra luziense.

Ao início da tarde do primeiro dia do evento, acontece um animado torneio de futebol. Ao iniciar da noite, São Brás, santo adorado pelos povos negros, recebe uma ladainha, seguida de outras orações, das quais, algumas em Latim, como forma de agradecimento por todas as graças alcançadas. Logo após, é servido um farto jantar gratuitamente para todos os participantes.
O torneio de futebol que conta com a participação de equipes vindas de outras comunidades de remanescência quilombola, do Estado do Pará.  
O Mastro de São Brás, elemento básico do festival, contendo grande quantidade de frutas típicas de nossa região amazônica. É leiloado juntamente com objetos que foram arrecadados pela organização do evento.

A Ladainha para São Bras, mais uma promessa cumprida ao Santo protetor do povo remanescente dos quilombolas da região luziense. Um dos principais momentos da rica festa popular.

Por volta das 21:00h, acontece a festa dançante, que neste ano ficou por conta da aparelhagem Gaya Sound de Capanema. No domingo, ao longo do dia, a festa segue às margens do Rio Guamá, balneário muito frequentado pelos luzienses. Neste ano, além da aparelhagem Gaya Sound, o cantor forrozeiro Antonio Marcos, da cidade de Capitão Poço, tocou a festa, até a chegada da noite, encerrando a rica festa do folclore luziense.
O jantar. Dois bois que renderam paneladas de cozidão, muito arroz, macarrão e farinha. Muita e gostosa comida distribuída gratuitamente para centenas de pessoas que participaram do festival.
A Mega Carretinha Gaya Sound, potente estrutura de som, que animou os dois dias de festa.

Parabéns ao casal Duca e Maria, coordenadores da bela festa e obrigado à Prefeitura Municipal por todo apoio prestado ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários de leitores anônimos!